Como fruto do trabalho do Grupo de Pesquisa em Retórica, Argumentação e Juridicidades, ocorreu no dia de ontem, 12/04/2018, o lançamento do livro Retórica e Argumentação Jurídica: modelos em análise, volume 2 da coleção Direito, Retórica e Argumentação, no Aud. Joaquim Nabuco, na Faculdade de Direito da UnB.

A obra, organizada pelos Professores Claudia Rosane Roesler, Isaac Reis e Fabiano Hartmann, foi lançada após a palestra do Prof. Josep Aguiló Regla (Alicante), que teve por tema “Estado Constitucional e Constitucionalismo Jurídico”.

“Retórica e Argumentação Jurídica” é o segundo volume da Coleção Direito, Retórica e Argumentação, coordenada pelo Grupo de Pesquisa Retórica, Argumentação e Juridicidades – GPRAJ, da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB.

Mesa do evento com Professores Josep Aguiló Regla, Claudia Roesler e Fabiano Hartmann

Prof. . Josep Aguiló Regla, Profª Claudia Roesler, Prof. Fabiano Hartmann

 

A coleção é dedicada à publicação de trabalhos que versem sobre os aspectos retóricos e argumentativos do Direito, nas diversas linhas de pesquisa dos estudantes, docentes e profissionais ligados ao Grupo de Pesquisa.

 

As atividades do Grupo são fortemente estruturadas em torno da convicção de que o trabalho acadêmico de qualidade só pode ser realizado em condições de cooperação e de construção colaborativa do conhecimento.

Sobre o livro:

A obra está divida em duas partes: na primeira, intitulada “Pensando Modelos”, a coletânea oferece uma discussão sobre as diversas perspectivas de análise, explorando as contribuições de autores como Stephen Toulmin, Neil MacCormick, Robert Alexy, Theodor Viehweg e Katharina Gräfin von Schlieffen.

Na segunda parte, propositadamente chamada de “Aplicando Modelos”, busca-se extrair de cada teoria instrumentos metodológicos para a análise das decisões, mostrando concretamente ao leitor como realizá-las.

A coletânea compila trabalhos produzidos pelo Grupo de Pesquisa em Retórica, Argumentação e Juridicidades, da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), cujos membros são professores, advogados públicos e privados, magistrados e estudantes de graduação e pós-graduação.

A obra faz parte da coleção “Direito, Retórica e Argumentação”, que busca reunir obras e autores em torno da longa tradição de estudos retóricos e argumentativos sobre o Direito.

O livro já pode ser adquirido pelo site da Alteridade Editora, pelo link: Retórica e Argumentação Jurídica

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *